Muitas empresas que prestam algum tipo de serviço tem dificuldades em gerar negócios pela Internet. Nesse vídeo eu vou mostrar que é possível sim Vender Serviços Pela Internet. Com 5 estratégias simples e práticas você já vai ver o seu faturamento aumentar em pouco tempo.

Então, se você gostaria que a Internet seja uma aliada na geração de novos negócios para a sua empresa, assista esse vídeo até o final.

Tipos de Negócios Que Podem Se Beneficiar Dessa Estratégia

Praticamente qualquer empresa que preste algum tipo de serviço pode se beneficiar dessa estratégia de gerar vendas utilizando a Internet.

Dentre elas eu costumo destacar algumas com maior potencial. Mas vale aplicar a estratégia para todo tipo de serviço, como por exemplo:

  • Agências de Turismo
  • Hotéis e Pousadas
  • Salões de Beleza e Estética
  • Profissionais Liberais (Médicos, Dentistas, Nutricionistas, Psicólogos, Veterinários, Engenheiros, etc)
  • Professores (Idiomas, Particulares, Música)
  • Etc

Por que as empresas não tem resultados satisfatórios na Internet?

As empresas acabam deixando de lado a Internet como ferramenta para geração de negócios porque alegam que o esforço não está valendo a pena, que não recebem orçamentos em quantidades suficientes.

Isso não acontece por causa da crise ou coisa parecida. As pessoas não deixam de ir em Salões de Beleza, de estudar, de buscar tratamento para elas mesmas ou para seus pets.

A grande razão para não ter os resultados esperados é apenas o uso da estratégia incorreta. Muitos empresários acreditam que basta ter um site, com a página dos serviços que prestam e ficar esperando os clientes aparecer. Mas não é bem assim que funciona.

As pessoas utilizam a Internet para buscar soluções para os seus problemas, elas querem conteúdos que esclareçam dúvidas. E a produzir esse tipo de conteúdo não vai só ajudar esses possíveis clientes, vai fazer com que eles enxerguem você e sua empresa como autoridade.

Veja esse outro artigo Como Vender Mais Pela Internet, onde abordo com mais detalhes os processos para gerar prospectos e vendas usando a Internet.

Então vamos às 5 Etapas Para Vender Serviços pela Internet?

5 Etapas Para Vender Serviços Pela Internet

Passo 1 – Ter um Blog de Negócios

A grande maioria das empresas não possui nem site na Internet, quanto mais blog. Um blog bem planejado e estruturado servirá como a base do seu negócios.

É em um blog que as pessoas vão encontrar você e sua empresa, pois quando pesquisarem no Google sobre determinado profissional, se você cumprir as regras do Google, poderá aparecer nessas buscas, como por exemplo:

  • Dentista em São Paulo
  • Psicólogo no Rio de Janeiro
  • Professor de Inglês em Belo Horizonte
  • Salão de Beleza na Zona Sul
  • Per Shop na Tijuca

Mas, a principal razão de um blog é Gerar Autoridade, ou seja demonstrar que você é o especialista que o cliente estava procurando. Nesse caso você precisa criar conteúdos em texto e/ou vídeos que respondam as principais dúvidas dos seus clientes, como por exemplo:

  • O que fazer em Bariloche
  • Como Falar “Palavra X” em Inglês
  • Como Tocar Guitarra
  • O que fazer quando se tem alguma dor
  • O que fazer se meu cachorro não come.

É esse tipo de conteúdo que as pessoas buscam na Internet.

Passo 2 – Presença Nas Redes Sociais

Ter presença nas redes sociais não é apenas compartilhar aqueles testes de personalidade ou aquele vídeo do gatinho fazendo alguma coisa.

Presença nas redes sociais significa Gerar Engajamento, Interagir com Clientes. Hoje em dia mais da metade da população brasileira está nas redes sociais, ou seja, seu cliente também está, mesmo que o seu mercado os clientes sejam corporativos, mas o tomador de decisão é uma pessoa comum que também está nas redes sociais.

Por isso é importante usar as redes sociais para também Gerar Autoridade, compartilhando dicas sobre os assuntos que você é especialista. Por exemplo, se você te um salão de beleza, pode colocar fotos de penteados ou ainda se você é um Empreiteiro, pode dar dicas sobre os passos corretos para reformar uma casa.

Mas, o melhor que uma rede social pode fazer por você é a Prova Social, ou seja, quanto mais curtidas, seguidores, compartilhamentos e o principal, depoimentos positivos você tiver, maiores são suas chances de gerar novos clientes.

Passo 3 – Canal no YouTube

Você pode estar pensando que ter um canal no Youtube é só para sub-celebridades mostrarem seu “carisma” não é mesmo? Na verdade não.

O Youtube é o segundo maior mecanismo de buscas da Internet, só perde para o Google (que por acaso é dono do Youtube). Então se você quer que sua empresa seja encontrada na Internet, você precisa estar no Youtube também.

O Youtube é excelente para profissionais prestadores de serviço, porque é mais um local onde você vai Gerar sua Autoridade.

No Youtube você pode criar vídeos mais longos com verdadeiras aulas sobre determinado assunto, e isso vai gerar reciprocidade nos seus possíveis clientes. Se o conteúdo for realmente bom, as pessoas tendem a ficar gratas e dar o próximo passo que é se tornar cliente ou indicar você para algum conhecido.

Na cabeça desse prospecto, você sabe do que está falando e será a melhor escolha quando for contratar algum serviço.

Além disso, estar no Youtube, vai aumentar a sua presença em vários canais.

Passo 4 – Capturar e-mail em troca de conteúdo

Daqui para frente a concorrência é mínima, ou seja, até o Passo 3 muitas empresas já fazem (embora não com a estratégia correta), mas a partir desse passo é muito raro encontrar alguma empresa que faça e que faça da maneira correta.

Ter uma base de e-mails de possíveis clientes é o maior ativo que uma empresa pode ter quando falamos de presença online, pois é a melhor forma de entrar em contato com os seus seguidores e também fazer ofertas exclusivas.

Além disso, uma vez que você tenha essa base de e-mails ela é sua, diferente dos seguidores das redes sociais, que de um dia para o outro você pode perder por alguma mudança nas políticas das empresas que as controlam.

Mas não cometa o erro de comprar uma lista de e-mails. Você precisa criá-la. Mais vale 10 contatos que você gerou do que 1.000 comprados.

A melhor forma de criar uma lista de e-mails responsiva, que interaja com você é oferecendo algo de valor em troca do e-mail. Aqui não vale muito aqueles formulários para se inscrever na sua newsletter. Ninguém quer entrar em mais uma newsletter.

Estamos falando de reciprocidade, o e-mail em troca de valor. isso estabelece uma confiança maior. A partir do momento que você tem o e-mail do seu prospecto, você pode oferecer mais conteúdo, como treinamentos exclusivos e também ofertas (aqui está a sua mina de ouro).

Saber fazer a oferta correta vai aumentar significativamente seu faturamento.

Passo 5 – Ofereça seus serviços dentro dos conteúdos

Cada conteúdo é uma oportunidade única de gerar novos negócios. Uma vez que você ofereceu algum conteúdo de valor, peça para o seu prospecto tomar alguma ação de entrar em contato com você. Como por exemplo:

  • Se você é Veterinário, após dar alguma dica de tratamento para um cachorro, por exemplo, peça para o seu prospecto entrar em contato se não resolver o problema.
  • Você deu a dica de um penteado novo. Fale para sua cliente marcar um horário para fazer o penteado, pelo formulário ou até mesmo por whatsapp.
  • Se você é dentista, ofereça algum tratamento gratuito só para quem assistiu um vídeo seu, como uma limpeza por exemplo. Quando o paciente sentar na cadeira, com certeza outros tratamentos surgirão.
  • Você que tem agência de viagem, deu aquelas dicas de restaurantes e hotéis em algum lugar. Deixe um fomulário abaixo para o seu cliente pedir uma cotação e ficar hospedado nesse hotel que você sugeriu.
  • Ou você que é professor de música. Gravou um vídeo ensinando algum riff bem complicado. Peça para entrar em contato com você e ofereça aulas via skype!

Conclusão

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas ao seu negócio para gerar novos clientes. Nesse vídeo eu quis mostrar algumas delas que podem ser aplicadas imediatamente e o retorno na maioria dos casos é bem rápido.

Se você gostou desse vídeo ou tem alguma dúvida, deixe nos comentários que eu vou responder.

Eu estou selecionando algumas empresas para criar uma Campanha de Vendas Online Gratuita. Se você tem interesse, clique no botão abaixo para saber mais.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X