A grande maioria das empresas hoje está buscando equilibrar suas contas, cortar gastos e uma das primeiras verbas a serem cortadas é a de Marketing. Por isso contratar um consultor de Marketing Digital pode não ser uma prioridade.

 

Entretanto, um Consultor de Marketing Digital focado em resultados é um profissional diferenciado, que tem como principal objetivo aumentar as vendas das empresas utilizando como meio a Internet. Esse profissional também é conhecido como Consultor de Vendas Online.

 

As empresas tem visto a Internet como um ambiente que pode gerar novos negócios, mas fazer isso sem estratégia é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo. Tanto não vai trazer resultados, como pode causar prejuízos para a empresa.

 

Continue lendo que você vai entender se a sua empresa precisa de um consultor de Marketing Digital e quais as características esse profissional precisa ter.

 

Como saber se minha empresa precisa de um Consultor de Vendas Online?

 

Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender o cenário que a empresa se encontra atualmente.

 

Um dos fatores é saber se a empresa está atingindo as metas de venda, faturamento e lucro. Se você está satisfeito com esses números, tudo bem, você não precisa contratar o consultor de Vendas Online.

 

Agora se por outro lado, você quer ver o seu faturamento aumentar, e principalmente ter mais lucro, então você deve pensar seriamente em pedir ajuda de um profissional especializado para te orientar nas suas ações online.

 

Quando se fala de marketing no Brasil, normalmente as empresas tem um departamento que “cuida” de tudo. Isso quer dizer que existe uma pessoa responsável por criar conteúdos, postar nas redes sociais, mandar e-mail marketing para alguma base de e-mails comprada. Tudo normalmente sem critério.

 

E nas pequenas empresas, normalmente não existe esse departamento, e o foco está em fazer anúncios, que levem para algum produto ou serviço que esteja sendo vendido. Aqui também sem estratégia, sem métricas, sem análise nenhuma.

 

Com a explosão das redes sociais, o objetivo são as métricas da vaidade, que consistem em obter “likes” na página da rede social. E isso na verdade não vai trazer retorno nenhum, se não tiver uma estratégia de conversão e engajamento associadas.

 

Outros pontos que devem ser observados são:

 

  1. Média de visitas do site e comparação com o site dos concorrentes
  2. Desses visitantes, quantos se tornaram clientes
  3. Quanto custa para a empresa realizar uma venda pela Internet, para saber se o investimento está dando resultado
  4. A empresa faz algum tipo de follow up para quem não compra? É muito difícil realizar uma venda logo na primeira visita. Existe alguma estratégia para fazer com que um visitante retorne ao site e compre?
  5. É possível encontrar o seu produto ou serviço realizando uma busca na Internet?

 

Esses são alguns dos fatores que influenciam nas vendas, existem muitos outros. Alguns técnicos e outros estratégicos. Uma análise de presença online bem feita pode detectar qual fator deve ser priorizado em uma estratégia de marketing digital.

 

Se você se identificou com esses itens, já temos um bom indício de que sua empresa precisa de uma consultoria de marketing digital de resultados.

 

Não é melhor contratar uma agência de publicidade e deixar eles resolverem tudo?

 

 

Uma delas é semântica, ou seja, a agência vai prestar um serviço, que você vai solicitar. Não há, a princípio, nenhuma análise estratégica das ações. Basicamente, é uma terceirização, e nesse ponto não é o que você precisa agora.

 

O consultor de marketing digital de resultados ou o consultor de vendas online vai realizar uma análise da sua situação atual, e em conjunto com você traçar um plano de ação, com estratégias definidas para que você possa vender mais pela internet.

 

Aqui não vai servir aquele seu sobrinho que “mexe” com internet. Você precisa de um profissional que conheça a fundo Estratégias de Marketing Digital e tenha habilidade para estudar o seu mercado e com isso aplicar a estratégia que vai trazer o maior retorno no menor prazo possível.

 

O poder da Internet

Shopping-Cart-on-keyboard

Eu considero a Internet hoje a principal ferramenta de vendas para qualquer empresa.

 

Se você já tem a sua presença online, então é hora de você avaliar se os seus esforços estão trazendo o resultado esperado e que seja possível.

 

Se você não tem nenhuma presença online, com certeza você está perdendo espaço para o seu concorrente! A bota notícia é que poucos utilizam a internet estrategicamente.

 

Hoje existem muitas empresas e consultores que prometem que sua empresa vai estar na primeira página do Google, ou que vai conseguir milhares de fãs em alguns dias ou semanas.

Um consultor de vendas online vai te prometer resultados!

Eu estou selecionando algumas empresas para criar uma Campanha de Vendas Online Gratuita. Se você tem interesse, clique no botão abaixo para saber mais.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X

É caro contratar um consultor de marketing digital?

 

Essa pergunta eu ouço sempre e minha resposta é sempre a mesma: Depende!

 

Se você está disposto a obter mais resultados na Internet, aumentar o faturamento e o lucro, um consultor de Marketing Digital de Resultados vai sair praticamente de graça! Eu explico!

 

O Consultor deve ter a habilidade necessária para identificar os problemas que estão impedindo a empresa de obter mais vendas pela Internet e propor ações que por si só irão trazer o resultado necessário para que o seu custo seja vantajoso para a empresa.

 

Então, quando eu falo que uma consultoria de marketing digital de resultados sai de graça, eu quero dizer que é um investimento já que o que o valor gasto é recuperado com o resultado das estratégias aplicadas.

 

Conclusão

 

Antes de você pensar em contratar um consultor de Marketing Digital é importante saber que tipo de profissional você precisa.

 

O consultor de Vendas Online é o profissional capacitado para orientar a sua empresa a obter mais resultados com a utilização da Internet. Independente de que estágio sua empresa se encontra.

 

É preciso avaliar também, se você não está contratando gato por lebre! Eu repito sempre, estar na primeira página do Google, sem estratégia não é garantia de resultado, nem tão pouco ter 100.000 fãs no Facebook vai trazer gerar uma receita proporcional.

 

O importante é avaliar estrategicamente que ações irão gerar mais resultado no menor espaço de tempo e isso somente o Consultor de Vendas Online especializado poderá te ajudar.

 

Se você gostou desse artigo ou acha que essa informação pode ajudar alguém, compartilhe usando o link da sua rede social preferida!

 

 

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo!!

 

Até o próximo artigo!