Você sabe a diferença entre uma Consultoria de Marketing Digital e uma consultoria em Vendas Online?

 

Para entender cada um dos modelos, eu vou explicar as características principais das duas e depois realizar comparar um com a outra.

 

Antes de começar, eu quero deixar uma coisa bem clara: Eu não pretendo aqui, com esse artigo, esgotar o assunto e criar um manual detalhado.

 

Eu também não quero entrar em questões semânticas do significado de cada um dos termos, nem buscar referências bibliográficas.

 

Se você quer saber exatamente o que é Marketing Digital, você pode dar uma olhada nesse link do Wikipedia

 

O meu objetivo aqui é simplesmente demonstrar os dois modelos, na minha visão e depois explicar porque eu escolhi um e não o outro.

 

Então, se está tudo certo até aqui, podemos começar.

 

Consultoria em Marketing Digital

Quando a Internet começou comercialmente há uns 20 anos, não existia nada comparado ao que temos hoje, com relação geração de vendas por meio da Internet.

 

O que se via eram alguns sites institucionais. Como se pegasse um folder de uma empresa e transcrevesse para a Internet.

 

Os recursos visuais naquela época eram bem mais simples e precisava conhecer o mínimo de programação para colocar um site no ar.

 

Eu mesmo fiz alguns site em HTML na época dos dinassauros.

 

Com o passar do tempo e com o surgimento do Google, as empresas começaram a perceber o potencial da Internet e o Google, que não é bobo nem nada, criou os seus links patrocinados.

 

Então a partir desse momento muitas empresas começaram a anunciar na Internet. Surgiram então as primeiras agência de marketing digital, focadas na criação desses anúncios e otimização de site.

 

Depois, a Consultoria em Marketing Digital foi evoluindo, quando as mídias sociais começaram a se popularizar e foi definido que o padrão de uma consultoria em Marketing Digital deveria envolver pelo menos esses itens:

 

– Desenvolvimento de Sites
– Campanhas de Anúncios no Facebook e Google
– Criação de conteúdo
– SEO
– E-mail marketing e
– Design

 

Esse é um modelo que vem dando muito certo e tem várias empresas ganhando dinheiro nesse formato.

 

Mas, existe um outro modelo, que costumo chamar de Consultoria em Vendas Online.

 

Como você pode perceber, o tipo de consultoria acima é focada exclusivamente na parte braçal do negócio, ou seja, se você tiver alguns funcionários ou estagiários pode dar conta de tudo sem precisar nem mesmo contratar uma agência.

 

Claro que um consultor tem o seu diferencial, por estar focado no assunto e conhecer outros cases e poder aplicar o conhecimento de outros clientes, mas ainda assim é um trabalho basicamente operacional.

 

Consultoria de Vendas Online

Consultoria em Vendas Online
O modelo de Consultoria de Vendas Online é diferente porque tem o foco nos resultados do cliente, em gerar mais vendas.

 

Um Consultor em Vendas Online tem todo o conhecimento de um Consultor em Marketing Digital, mas sabe aplicar isso de forma estratégica, focando no resultado.

 

Esse profissional não vai criar anúncios para atrair visitantes para o site, se não existir algo nesse site que possa trazer algum tipo de retorno para cliente.

 

Para isso ocorrer o Consultor em Vendas Online precisa ter uma visão ampla de toda uma campanha.

 

Essa visão, inclui:

 

  • Analisar o site, tanto nos aspectos técnicos como os de usabilidade
  • Atrair mais visitantes para o site
  • Criar linha a ser seguida para a criação de conteúdos
  • Definir como será feita a prospecção de novos clientes pelo site e criação de lista e-mails
  • Criação de ofertas e sequência de e-mails para as campanhas

 

Diferenças entre os dois modelos

 

Se você está buscando uma agência de marketing digital, é preciso ficar clara a principal diferença entre os dois modelos, mas antes é preciso entender primeiro as suas necessidades.

 

Se você quer ter apenas um “endereço” na internet, uma boa agência de marketing digital poderá fazer isso com muita eficiência.

 

Inclusive eles vão entregar um site otimizado para as palavras-chave que você quer.

 

Vão, se você quiser, criar anúncios no FaceAds e no Google Adwords. É bem provável também que façam imagens bem bonitas para você publicar na sua página do facebook (que eles vão criar).

 

Tenho certeza também que as empresas mais competentes vão criar newsletters cheias de imagens e falando das últimas novidades da sua empresa.

 

São atividades bem interessantes, e se você não tiver pessoal competente para realizar essas atividades dentro da sua empresa a melhor coisa a fazer é TERCEIRIZAR toda essa parte. Eu inclusive recomendo que meus clientes façam isso!

 

Terceirizem tudo que não for a atividade fim da empresas.

 

Agora, perceba a diferença para um Especialista em Vendas Online

 

Como esse trabalho é focado em resultados financeiros….vendas, toda estratégia é direcionada para desenvolver ações que tragam resultados rápidos para a sua empresa.

 

Veja que não é apenas colocar o seu link na primeira página do Google. Aliás isso ninguém pode prometer!

 

Trata-se de entender quem é o seu cliente potencial, como ele navega, como ele faz buscas na Internet e então propor ações que façam com que esse cliente potencial encontre exatamente o que procura, que no caso estará no seu site!

 

É muito diferente de criar uma campanha no Google apenas para enviar pessoas para o seu site.

 

Elas vão chegar lá e se não encontrarem o que estão procurando, simplesmente vão clicar no botão voltar do navegador e ver o próximo da lista de resultados.

 

Percebe porque não é simplesmente estar na primeira página do Google?

 

Outra importante diferença entre os dois modelos é a forma como os prospectos serão tratados.

 

Chegar no seu site é só uma etapa. É preciso engajar o seu prospecto, com muito conteúdo, para que ele saiba realmente que seu produto é o melhor para ele.

 

Como um estrategista, o Consultor em Vendas Online tem a missão de gerar vendas no curto, médio e longo prazo.

 

Se o Consultor identificar que otimizar o seu site para alguma palavra-chave específica vai trazer um retorno mais rápido, é isso que ele vai orientar.
Se for necessária alguma mudança no site para que você tenha retorno mais rápido, é isso que o Consultor vai dizer para você fazer.
Se é mais vantajoso demonstrar que você é a melhor opção para o produto específico, a orientação do Consultor será para você criar conteúdos e sobre quais assuntos você deve falar.

 

Conclusão

 

A diferença básica entre um Consultor/Agência de Marketing Digital comum e um Consultor de Vendas Online está no nível em que ele atuará dentro da sua empresa.

 

A agência de Marketing Digital vai atuar no nível operacional, como um terceiro dentro da sua empresa…

 

…e o consultor de Vendas Online atuará nos níveis Tático e Estratégico alinhado com o Departamento Comercial e com a Direção, estruturando ações que gerem mais vendas através da Internet.

 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que você possa ter mais resultados com as suas ações focadas em Vendas pela Internet!

 

Se você quer minha ajuda para definir uma nova estratégia de vendas online para o seu site, eu posso te ajudar!

 

Eu estou selecionando algumas empresas para criar uma Campanha de Vendas Online Gratuita. Se você tem interesse, clique no botão abaixo para saber mais.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X

E se você acha que o conteúdo acima pode ajudar outras pessoas, compartilhe esse post com seus amigos:

 

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma contribuição? Deixe seu comentário abaixo!