Não é novidade para ninguém que uma empresa precisa atrair clientes para existir e se manter. E também não é novidade que nos dias de hoje ter um canal de vendas pela Internet é essencial para se destacar na frente dos concorrentes e é uma forma de alcançar clientes que antes não era possível.

 

O grande erro que vejo as empresas cometem hoje em dia é pensar que ter um site na Internet, postar algumas fotos no Facebook é suficiente para conquistar novos clientes.

 

Engano!!

Se você também comete esse erro, leia esse artigo até o final que vou te mostrar uma das melhores formas de conquistar clientes pela Internet e o que é melhor: gastando muito pouco.

 

Você pode usar o Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo
Hoje em dia existe um consenso de que utilizar o Marketing de Conteúdo é uma das melhores maneiras de conseguir novos clientes.

 

Grandes empresas estão investindo cada vez mais em produção de conteúdo com o objetivo de fortalecer a marca e consequentemente aumentar as vendas.

 

A boa notícia é que sua empresa, independente do tamanho, pode investir em Marketing de Conteúdo, mesmo que você preste serviços, tenha um pequeno comércio, ou já tenha alguma presença na Internet.

 

O diferencial de investir em Marketing de Conteúdo comparado com a forma tradicional de promoção e vendas é que você passará a ser encontrado pelo seu cliente e não correr atrás dele e consequentemente você vai gastar muito menos com publicidade.

 

Conheça quem é o seu cliente
Conheça seu cliente

Antes de começar a prospectar novos clientes, primeiramente você precisa saber quem é o seu cliente ideal. Não pense que é possível vender para todo mundo. Escolha um modelo de cliente e foque nele.

 

Detalhe ao máximo quem é o seu cliente, e não apenas os dados demográficos (Sexo, Idade, Localização Geográfica). Você precisa saber quais são as dores e desejos do seu possível cliente. Saber o que tira o sono dele.

 

Com essas informações, você vai conseguir falar a mesma língua do seu cliente! Vai produzir conteúdos e produtos que eliminem os problemas desse possível cliente ou que o deixem mais perto dos seus desejos.

 

Vou repetir aqui, porque você esse ponto é extremamente importante. Se falhar aqui, tudo o que fizer depois não vai dar certo: Se você tentar falar com todo mundo, não vai falar com ninguém direito.

 

Aumente sua presença online

 
Aumentar a presença online não significa apenas ter um site e uma fan page no Facebook. O pilar básico para começar a investir em Marketing de Conteúdo é ter um blog.

 

O principal objetivo é educar o seu prospecto, gerando valor por meio do conteúdo publicado no seu blog. Com isso você terá prospectos mais qualificados e mais preparados para comprar de você.

 

Os conteúdos que você produz servem também para que seus prospecto saibam quem você é, e que você tem a capacidade de resolver o problema dele.

 

O blog também é um canal direto de contato com seu cliente, sem intermediários e com isso você pode tirar todas as dúvidas que seu cliente possa ter com relação ao seu produto.

 

Se você começa a produzir conteúdos que respondam perguntas e esse conteúdo for otimizado para o Google, seu site passará a ser melhor ranqueado e aparecerá nos primeiros resultados das buscas. Nesse outro artigo eu explico em mais detalhes essas estratégia e como você pode vender mais pela Internet.

 

Não basta também você criar o blog, produzir 2 ou 3 conteúdos e esquecer. A consistência é a chave do sucesso. Definido quantos conteúdos você vai produzir por semana ou por mês, mantenha a sua constância.

 

Produza conteúdos com frequência e que respondam dúvidas dos seus possíveis clientes.

Você pode estar pensando que é muito difícil produzir conteúdos com tanta frequência, e realmente não existe dinheiro fácil, se você quer ganhar dinheiro fácil, eu não posso te ajudar.

 

É preciso algum esforço para obter resultados. E se você quer vender mais pela Internet produzir conteúdos com consistência vai fazer a diferença no seu resultado. Acredite em mim.

 

Eu ajudo meus clientes a produzirem conteúdos, encontrando pautas relevantes e que respondam à perguntas dos seus clientes.

 

Bom você deve estar se perguntando, mas apenas produzir conteúdos vai me ajudar a conseguir mais clientes?

 

Definitivamente não. É preciso que esses conteúdos sejam vistos e isso você pode obter através da geração de visitas (tráfego) para os seus conteúdos.

 

Existem duas formas básicas para você gerar tráfego para o seu site:

 

  • Orgânica: onde você obtém visitas de forma natural, otimizando seu site para o Google e com o compartilhamento do conteúdo em redes sociais
  • Paga: criando anúncios para levar os visitantes até o conteúdo que você produz.

 

É claro que apenas levar os visitantes para o seu conteúdo não é suficiente para prospectar novos clientes.

 

É preciso também criar pontos de conversão no seu blog ou em vídeos que você produza. Mas o que são pontos de conversões?

 

Criar pontos de conversão significa transformar visitantes do seu site em Prospectos. Como fazemos isso?

 

Quando você tem um conteúdo sobre determinado assunto, você pode criar conteúdos complementares e oferecer em troca do email do visitante.

 

Por exemplo, você pode criar um Guia Prático que explique como funciona algum produto que você venda, ou que detalhe algumas etapas do seu serviço e que o seu cliente consiga fazer sozinho.

 

Existe uma infinidade de formas de obter o contato do seu visitante.

 

Bom, vamos recapitular para não perdemos a nossa linha de raciocínio:

 

Até agora você já tem conteúdos que esclarecem dúvidas dos seus visitantes, está trazendo visitantes para o seu site de forma orgânica ou paga e obteve o contato de e-mail de alguns desses visitantes oferecendo algum material gratuito em troca do e-mail.

 

De que vale ter várias visitas e uma base de e-mail enorme sem vendas, não é mesmo? Mas existe um passo anterior às vendas.

 

Criar relacionamento com seu prospecto.

 Marketing de Relacionamento
Dificilmente alguém compra na primeira visita, mas se você tem o e-mail do seu prospecto você pode enviar mais conteúdos e fazer pesquisas sobre o que querem saber sobre o seu mercado, então você passa entender mais quem é o seu possível cliente e só então tentar fazer alguma venda.

 

Existem várias formas de você vender usando campanhas de e-mail.

No ebook Como Criar Campanhas de Vendas Online eu detalho algumas dessas maneiras, mas vou dar um pequemo resumo aqui da forma que considero mais eficiente de vender pela Internet, utilizando Campanha de Vendas Online.

 

Primeiramente você precisa definir um mix de produtos, ou seja, escolher quais produtos vai vender. Nunca faça uma campanha de vendas com apenas um produto, você vai gastar dinheiro à toa.

 

Normalmente, nas campanhas de vendas online que eu faço para meus clientes, temos a seguinte configuração básica.

 

  • Isca Digital (Produto gratuito que você oferece em troca do e-mail do prospecto)
  • Produto de baixo valor (Para que o seu prospecto seja convertido em cliente e que a receita gerada com esse produto pague os custos com anúncios)
  • Produto principal (Para Gera Lucro)
  • Produto premium (Maximizar os lucros)

 

No ebook Como Criar Campanhas de Vendas Online eu mostro com mais detalhes como você pode criar essas campanhas e também ajudo meus clientes a criarem o seu mix de produtos e colocar na Internet.

 

Prospectar clientes novos para o seu negócio, pela Internet é possível, em qualquer segmento ou mercado.

 

Se você tem uma pousada ou hotel, pode por exemplo criar conteúdos mostrando pontos turísticos a serem visitados na sua região, ou as melhores épocas do ano para viajar para o seu destino. Você pode oferecer um guia da região em troca do e-maill do seu cliente com os melhores restaurantes, por exemplo, e a partir daí se relacionar com o seu prospecto e criar campanhas de vendas para um pacote de férias.

 

Se você tem um pet-shop virtual (e-commerce), pode ter um blog onde você fala como cuidar melhor dos animais de estimação, utilizando os produtos que você vende. Oferecer algum ebook, em troca do e-mail, com dicas de adestramento canino e com os e-mails dos seus prospectos criar campanhas de vendas, com ofertas de produtos.

 

Se você tem uma imobiliária, poderia criar vídeos de como escolher melhor um apartamento, o que observar quando visitar algum imóvel, etc. Além disso pode oferecer um checklist em troca do e-mail do seu prospecto com itens a serem observados na documentação para a aquisição de um imóvel e então criar campanhas de vendas, segmentadas pelo tipo de imóvel que o seu prospecto tem interesse.

 

E assim por diante. As opções são infinitas e com essa estratégia você conseguirá ter uma lista de possíveis clientes, que cresce todos os dias, com custo relativamente baixo.

 

Responda às dúvidas desses prospectos com seus conteúdos e  você terá uma base de fãs, que o consideram autoridade no assunto e sua concorrência passará a ser irrelevante.

 

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que você possa ter mais resultados com as suas ações focadas em Vendas pela Internet!

 

Eu estou selecionando algumas empresas para criar uma Campanha de Vendas Online Gratuita. Se você tem interesse, clique no botão abaixo para saber mais.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X

E se você acha que o conteúdo acima pode ajudar outras pessoas, compartilhe esse post com seus amigos:

 

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma contribuição? Deixe seu comentário abaixo!