É muito importante saber como automatizar o marketing da sua empresa, porque existem muitas áreas que você precisa dominar para realmente fazer com que seu negócio online cresça. É humanamente impossível fazer o que você precisa sem ter alguns sistemas rodando.

Com a automação, você pode “criar e esquecer” áreas de seu negócio, ao mesmo tempo ser capaz de testar o que funciona ao longo do tempo para que você possa fazer pequenos ajustes para melhorias importantes.

Automação libera tempo, dinheiro e recursos.

Como pequenos empresários e empreendedores tentamos usar tantos “chapéus” diferentes e ainda fazer tudo o que é possível fazer em um dia de trabalho.

Você não precisa entender de sistemas para automatizar o seu marketing. Muitas pessoas olham para a palavra automação e imediatamente pensam sistemas … como você precisasse ter muitos softwares e coisas trabalhando por trás e tivesse que ser um daqueles fanáticos por tecnologia.

Não é verdade! Automação é mais uma mentalidade do que a capacidade de colocar um software para funcionar.

Você está basicamente olhando para o seu negócio de uma forma onde você precisa ter mais clareza sobre os principais processos que impulsionam o seu negócio para a frente e, em seguida, pensar em como você realmente faz com que esses processos trabalhem juntos corretamente.

Você tem que acabar com a ideia de fazer as coisas manualmente para que você consiga obter leads e vendas automaticamente.

Você está pronto para aprender como ter mais tempo livre ao mesmo tem me que vê o seu negócio crescer?

Estes 5 passos irão ajudá-lo a obter leads e vendas no piloto automático a partir do seu site …

Automação de Marketing em 5 Passos

 

1 – Identifique o seu público alvo

 
Você precisa ter clareza para que você vende hoje, ou quem é o seu perfeito cliente, de forma que você automatize seu marketing corretamente.

Você não pode construir um sistema sobre uma fundação que não funciona. Quando alguém fala para mim, “Eu preciso de mais tráfego para o meu site,” uma das primeiras questões que eu faço é “quem é o seu público alvo?”

A maioria das vezes a resposta é “todo mundo,” e é impossível focar em todos. Ou eles dizem, “É só mulheres” …. ainda é um mercado muito grande!

Ter clareza para quem exatamente o seu serviço ou produto funciona melhor é vital para o seu negócio, porque se você tentar vender para o grupo de pessoas errado em primeiro lugar, ou para muitas pessoas, você vai acabar gastando muito dinheiro e tempo tentando atacar o público errado.

Existem alguma ferramentas e táticas que você pode usar para definir o seu público alvo.

Ferramenta de Público Alvo Número 1: Facebook

O Facebook é um excelente lugar para fazer pesquisa de mercado porque eles coletam uma quantidade incrível de dados de seus usuários, desde interesses a amigos e locais onde eles vivem. Eles coletam dados sobre seus hábitos de compra ou se clicam em anúncios, então é um grande lugar para encontrar quem é o seu público alvo é e conhecer mais sobre eles.

Existem basicamente duas boas maneiras de fazer pequisa no Facebook. A primeira é “Graph Search”

O Graph Search permite a você mergulhar nos dados que o Facebook coleta dos seus usuários.

Por exemplo, você pode pesquisar por tipos de revistas que as pessoas gostam ou quem também curte uma página específica. Pense sobre isso!

Vamos dizer que você tenha um restaurante e seu concorrente que fica na mesma rua tem uma página no Facebook…. O Facebook rastreia não só as pessoas que curtem aquela página, mas também seus outros interesses. Eles registram coisas como revistas e filmes que eles gostam e suas comidas e bebidas favoritas.

graphsearch

Essa imagem mostra que revistas são curtidas por pessoas que curtem o restaurante Fogo de Chão
A outra ferramenta que você pode usar é o Audience Insights do Facebook. Você precisa ter uma conta de anunciante para acessar essa ferramenta.

O Audience Insights permite que você crie uma audiência selecionando interesses, localização ou outro dado demográfico e então o Facebook mostra o mais eles curtem e mais sobre seus comportamentos.

Graph Search é ótimo porque você pode muito rápida e facilmente ver diferentes páginas as pessoas gostam enquanto o Audience Insights permite que você entenda os dados demográficos mais completos usando as sugestões que o Facebook fornece sobre o que mais eles curtem.

Por exemplo, se você é um Personal Trainer e você que encontrar pessoa que estão a um certo raio de distância de onde você vive, você pode primeiro configurar a audiência a uma certa distância do centro da sua cidade. Então você pode escolher entre homens e mulheres, uma faixa de idades, idiomas, então se tem interesses em algum tipo específico de exercício.

A partir daí você pode clicar do lado direito da ferramenta e você vai ver outras páginas que eles curtem, coisas que eles compram e quais interesses eles tem.

Audience Insights

Você seleciona como quer visualizar os seus insights

interesses-audience-insights

paginas-curtidas-por-esse-publico

É muito útil compreender profundamente a mentalidade e os interesses de um certo mercado alvo com quem você pretende trabalhar.

Ferramenta de Público Alvo Número 2: Ferramentas de Busca (Google e YouTube)

O Google e o Youtube possuem auto-preenchimento nas suas barras de busca então quando você começa a digitar algum tópico, as duas começam a preencher a sua frase com tópicos de busca populares.

Vamos dizer que você é um coach de carreira. Você poderia digitar “coach de carreira”” e então ver o que o auto-preenchimento traz para você.

auto-preenchimento-google

Isso vai mostrar que existe mercado para o que vem a seguir e nesse caso:
– Coach de carreira em SP
– Coach de carreira que atenda online
– Coach de carreira no Rio de Janeiro

Se o auto-preenchimento tem muitas sugestões isso significa que há muitas pessoas buscando por aquele tópico específico  Você pode então rolar a página até o final e o Google vai te dar mais algumas sugestões e uma ótima chance de “entrar na mente” do que o seu mercado está procurando.

buscas-relacionadas-google

Da mesma forma funciona com o YouTube…você pode usar o auto-preenchimento e ver todos os vídeos que aparecem e então organizar pelos vídeos mais vistos.

Se existe muitos vídeos populares então existem grandes chances de que há um mercado expressivo para esse tópico específico.

2 – Venda O Que As Pessoas Querem

 
Nós já falamos sobre como fazer pesquisa de mercado para mercado que você quer trabalhar, mas como você sabe o que vender para um mercado específico?

Isso também é importante em automação porque você quer configurar alguma coisa que vai funcionar. Você precisa que todas as áreas do seu site “conversem” com esse público alvo e então obviamente vender para esse público alvo.

Existe uma coisa que você deve ter em mente que é – muitas pessoas vão criar um produto ou serviço que eles pensam que é necessário para um público alvo, quando na verdade não é o que o público alvo quer.

Então eles criam funis, anúncios e automação em volta desse produto e quando não funciona eles se frustram e voltam tudo tentando fazer muito mais em vez de acreditar no pode de um bom sistema de automação.

Você realmente precisa encontrar exatamente o que é que o seu mercado está procurando (e não o que você acha que eles vão querer).

Você pode fazer muitas coisas – como criar pesquisas, estudar seus sites e status em mídias sociais, ou pesquisar o que seus concorrentes estão anunciando –  para encontrar o que eles estão procurando, o que seria uma solução que você pode oferecer para o problema que atualmente existe  no seu mercado.

Você pode usar as mesmas ferramentas que mencionei acima para encontrar o que vender. Você tem o Facebook e o Google… você pode também usar o iTunes e a Amazon e usar esses sites como ferramentas de pesquisa.

No iTunes você pode organizar os podcasts em uma categoria específica. Se você tem muitos inscritos você sabe que existe mercado buscando em saber mais e existe produtos potenciais para serem criados.

O mesmo vale para a Amazon. Se você selecionar os assuntos dos livros mais buscados em cada categoria vai saber exatamente o que as pessoas querem.

Produtos digitas são totalmente automatizáveis como downloads, áreas de membros e cursos online. A maioria dos empresários devem buscar ter algum tipo de componente digital no seu negócio se possível, porque se é digital, é consumível sem você precisar estar lá.

Se você vende produtos físicos você pode naturalmente automatizar certas partes do processo, como as vendas no seu site, até a expedição e entrega.

Para serviços, você pode usar ferramentas de agendamento ou reserva automáticos, como e-mails ou SMSs de lembretes que você configura uma vez e fica rodando nos bastidores. Você pode inclusive automatizar o follow up (acompanhamento).

A chave é que você precisa remover VOCÊ da equação o máximo possível e sistematizar tudo o que puder.

Conforme você decide o que oferecer a seguir, procure por pistas sobre o que está funcionando e o que está vendendo hoje. Você pode usar o Google para isso. Digite uma uma frase chave e veja os anúncios que aparecem. Você vai saber se existem empresas anunciando produtos que você quer oferecer ou algo similar.

Se você descobrir que não há anúncios para esses produtos, então existe uma boa chance de que não há mercado para isso.

Entretanto, por outro lado, você busca e vê muitos anúncios para um produto ou serviço, isso significa que é um ambiente extremamente competitivo. Se existe pessoas gastando dinheiro significa que eles estão fazendo dinheiro a partir dos anúncios (para a maioria pelo menos), o que pode significar também que será muito difícil para você entrar nesse mercado.

anuncios-pagos-coach-de-carreira

 

3 – Configure Seu Site Para Converter Visitante em Leads ou Compradores

Até agora você já deve ter um público alvo definido e tem clareza sobre o que vender a ele.

Agora você precisa de um site que esteja configurado não só para atrair seu público alvo, mas transformá-lo em leads e vendas para você;

Veja como ter um site preparado para conversão

1) Tenha formulários de inscrição para criar uma base de e-mails

Você precisa ter blocos de captura de e-mails para geração de leads através do seu site em lugares chave. Naturalmente, sua home page é a mais importante.

Entretanto muitas pessoas esquecem de outras áreas chave. Você sabia que a página “sobre” está entre a segunda e a quarta página mais visitada no seu site?

Se alguém chega ao seu site por um post em um blog ou alguma outra página, e está interessado no que está lendo, então naturalmente ele vão navegar até a sua página “sobre” para buscar mais sobre você e seu negócio.
Por isso é importante permitir que potenciais novos leads se inscrevam para mais informações nessa página.

captura-email-landing-page

Você também precisa ter formulários de inscrição em cada post do blog, então as pessoas podem facilmente se inscrever a partir de lá. Se eles leram seu artigo no blog até o fim então são os candidatos perfeito que estariam interessados em obter mais informações. Você pode pedir ao desenvolvedor do seu site colocar automaticamente essas caixas de inscrição em cada post para você então você não tem que se preocupar em tentar adicionar manualmente em cada página.

Você também pode adicionar na barra lateral, para quem acessa o seu site de um computador.

Existe também uma outra forma de obter inscrições – por meio de janelas pop-up. São formulários onde as pessoas podem se inscrever na sua lista de e-mail que aparecem no seu site.

Veja algumas dicas de como usar um pop-up:

Se você usa um computador, pode usar uma pop-up de saída. São pop-ups que só aparecem quando alguém tem a intenção de siar do seu site.

Se você usa um celular então é possível usar pop-up de tempo, que aparece depois uma certo tempo na página. Esse tipo de pop-up funciona dessa forma porque não é possível saber quando alguém está deixando seu site da mesma forma que acontece no computador.

Para esses tipos de pop-ups você deve mostrar apenas após algum tempo na página consumindo seu conteúdo no seu site. Não há nada mais chato do que um pop-up que aparece logo que você chega no site.

2) Faça do seu site uma central sobre como você pode ajudar seu visitante

Você só tem 2 segundo para dizer exatamente como você pode ajudar o visitante do seu site antes de ele sair.
Você deve ter uma linguagem que fale sobre o seu prospecto e não sobre você. Seu site precisa ser sobre a pessoa que está visitando. A primeira coisa que você pode fazer é descrever um benefício logo na sua homepage.

ricardo-piovan

corpod21
A página “sobre” deve ser escrita sobre a pessoa que vista que o seu site. É sobre como o seu negócio vai ajudá-la.

Então você pode falar sobre sua história e compartilhar sua biografia e mais alguma coisa sobre a sua equipe, uma vez que alguém esteja interessado o suficiente para saber sobre o seu negócio. Primeiro sobre eles, depois sobre você.

Nas páginas de vendas, você deve sempre falar de benefícios, credibilidade e prova social. Pessoas fazem negócios com pessoas que eles gostam, conhecem e confia. Então como você pode ter essa linguagem no seu site?

A linguagem os atrai, mas você também precisa mantê-los por perto. Você faz isso com navegação simples.

Deve haver um menu de navegação básico muito limpo no topo … Home, Sobre, Serviços ou Produtos, Blog, Contato.

Você realmente deve limitar onde as pessoas podem clicar e assim orientá-los onde ir em seguida com base no que eles precisam ou em quais ações eles fazem no site.

Você faz isso com navegação em páginas-chave, onde você colocar banners com uma imagem, algum texto e um botão ou link para enviá-los para uma página de destino. Eles passam por todas as páginas-chave do seu site onde você quer que alguém faça alguma ação.

Por exemplo, alguém vai para uma página de serviços que você presta e você pode ter cinco pacotes diferentes à venda. Você pode começar com – “Você é isso?” Ou “Você tem um problema com isso?”. Você basicamente está pré-qualificando e colocando as pessoas no lugar certo.

daniballester-qualificacao

 

3) Faça o seu conteúdo ser fácil de ler

Um fundo branco com texto em preto é o melhor para a maioria do seu conteúdo.
Deve também ser de fácil escaneamento e você pode fazer isso quebrando seu conteúdo em linha. Você pode também usar cores de fundo alternadas ou inserindo imagens.

Também considere usar Sub-títulos ao longo do texto. Nesse post, por exemplo, você vê nossos pontos chave em texto maior e em negrito e também temos parágrafos pequenos.

Você deve fazer com que as pessoas facilmente passem os olhos pelo seu conteúdo para verificar se vão obter valor dele. Então eles começam a ler o texto todo.

Essa forma de escrever e distribuir o seu conteúdo é realmente muito importante para suas páginas de vendas.

Veja uma estrutura simples de como você deve organizar o seu conteúdo para conversão:

  • Comece com um título (Headline) no topo.
  • Passe pelos benefícios,  ou como a vida de alguém pode ser impactada uma vez que use, consuma ou compre seu produto ou serviço.
  • Demonstre como outros gostam da sua oferta com prova social. Pode ser prêmios que ganhou, testemunhos, estudos de caso ou quanto tempo você está no mercado.
  • Lide com as expectativas enquanto eles ficam ansiosos pelo que está por vi com resultados esperados. Você fazer com que imaginem o futuro de como sua vida especificamente vai mudar depois de usar seu produto ou serviço.
  • Descreva em detalhes as características, como “você receberá 5 vídeos em 12 semanas”.
  • Então você deve criar urgência e escassez, porque as pessoas compram quando tem um prazo. Por exemplo, você pode ter um pacote especial mensal onde você oferece bônus. Você pode usar um timer de contagem regressiva com uma venda relâmpago ou apenas oferecer um produto duas vezes por ano.
  • Reduza o risco fazendo com que eles se sintam seguros sobre a transação. Você pode oferecer uma garantia de dinheiro de volta de 30 dias.
  • Tenha certeza de que você tem uma chamada para ação clara onde você explica o que fazer a seguir, como comprar. Faça com que eles tenham controle da ação usando palavras nos botões como “Eu quero”, “Eu quero isso” ou “Eu estou pronto”. Propriedade sempre funciona melhor do que palavras como “enviar”.

Experimente e pense sobre cores boas, um cor de navegação que é consistente e que seus botões e chamadas para ação sejam todos da mesma cor. Você está tentando trazer alguém a bordo – este é o caminho a seguir para dar o próximo passo comigo – e usá-los em todo o seu site. Pode ser para formulários; para vendas, mas também poderia ser para downloads de bônus ou coisas que são muito específicas para a página que alguém esteja navegando, como uma postagem no blog.

4 – Use Email Marketing para Construir um Relacionamento Com Seus Leads

É aqui que a automação entra no jogo. Até agora, nós só falamos sobre o mindset da automação e entendimento de como configurar o seu site para obter leads e vendas, e ter pessoas querendo fazer negócio com você.

Obviamente, quando alguém se inscreve, você precisa se comunicar com ele. Para pegar o e-mail dele, você precisa dar alguma coisa gratuita em troca, um desconto, um voucher, um download, uma newsletter – e então você precisa fazer o follow up com ele.

Um termo que é usado amplamente hoje em dia é “sequência de nutrição”. Quando alguém se inscreve, você deve nutri-lo e para saber como você pode ajudá-lo.

Automação de Mareting

Exemplo de fluxo de Campanha de Marketing Online

Essa parte é automatizada porque envolve configurar um autorresponder, ou automatizar emails que vão ser enviados às pessoas que se inscreveram no seu site. Você escreve e envias as pessoas para diferentes peças de conteúdo ou bônus no seu site.

Muitas pessoas usam posts em blogs para entregar conteúdo. Se você tem bons posts em blogs, você pode enviar os seus melhores posts a eles. Ou você pode usar páginas adicionais com conteúdo e recursos úteis.

Então, por essas conversas que você tem por email, você continua enviando os seus conteúdos que você tem no seu site. Dentro dos posts no blog você pode promover um produto e enviá-los para as páginas de vendas, por exemplo.

Talvez um email possa ser uma estória, pensamentos que você teve e isso pode ajudar alguém  Ou poderia ser um recurso que você queria ter antes de entrar em negócios. Em seguida, basta linkar palavras em seu texto levando para onde eles poderiam obter mais informações ou descobrir como podem trabalhar com você.

O objetivo é ajudar as pessoas e levá-las para mais conteúdo, produtos ou serviços que você tem que pode ajudá-los.
Não tenha medo de falar sobre seu conteúdo de muitas maneiras, em dias diferentes e em diferentes plataformas. As pessoas vão esquecer o que você postou ou enviou para eles no passado.

Eu estou selecionando algumas empresas para criar uma Campanha de Vendas Online Gratuita. Se você tem interesse, clique no botão abaixo para saber mais.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X

 

5 – Use As Redes Sociais para Encontrar Novos Leads e Continuar Comunicação com Aqueles nos Seus Funis

Até esse ponto, nesse artigo você deve estar se sentindo mais confiante sobre como ter um site que vai converter e como encontrar o cliente ideal.

Uma vez que você tem uma fundação sólida pronta para obter leads você precisa entender como gerar mais visitas.

Uma das formas mais fáceis de obter visitas é usando redes sociais. Você pode conseguir visitas orgânicas, grátis, por posts, ou você pode usar anúncios.

Sim, você pode automatizar suas redes sociais! Para automatizar suas redes sociais, vamos falar de algumas ferramentas que nós usamos não só para obter bom conteúdo, mas também automatizar alguns de nossos posts.

1 – HootSuite

HootSuite é uma das nossas ferramentas favoritas porque nos permite não só agendar postagens com antecedência, mas abrange praticamente quase todas as plataformas, seja LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube. Ele permite que você não apenas monitore suas postagens e engajamento, mas também permite que você agende suas postagens com antecedência para que você possa ter certeza que você tem algo sendo publicado em suas plataformas sociais regularmente e consistentemente.

Naturalmente, não incentivamos que isso seja tudo o que você faz em suas plataformas de mídia social, porque você ainda deve se engajar e envolver seus seguidores em constantemente. Mas isso é ótimo para ter certeza de que você tem consistência em suas diferentes plataformas.

2 – Buffer

Buffer também é ótimo para a criação de uma programação regular.

Se nos deparamos com as informações de outras pessoas que queremos compartilhar, então usaremos Buffer para fazer isso. Por exemplo, se vemos um artigo e queremos compartilhá-lo, mas não queremos compartilhá-lo agora, usamos o Buffer.

É uma ótima ferramenta para usar “em trânsito” quando se encontra um conteúdo “compartilhável” on-line.

O próximo passo em redes sociais é naturalmente usar anúncios pagos.

Uma grande forma de fazer isso é promover cada post do seu blog que você escrever criando um post na sua Página do Facebook impulsionando com R$ 5 a R$ 20 para que o seu artigo seja visto por aqueles que curtiram a sua página.
Você pode também fazer remarketng para as pessoas que já visitaram o seu site ou um dos seus posts antes.

Veja um exemplo de como você pode falar sobre os seus posts e então impulsioná-los…

anuncio-impulsionar-publicacao-exemplo

Usando a mídia social para conversar, as mesmas conversas que você tem por e-mail com uma seqüência de nutrição, é realmente útil.

Lembre-se, mesmo que nós estamos falando de automação, a chave é que você nunca “configure e esqueça” tudo.

Você pode usar as mídias sociais, tanto com anúncios quanto com essas ferramentas de automação, para que o conteúdo seja entregue com tráfego pago e tráfego orgânico ao longo do tempo para levar as pessoas ao seu site, para os seus formulários de inscrição e em seguida para vender seus produtos ou serviços.

A mágica contudo na automação é o contato humano e usar a automação para permitir que você encontre as pessoas.

O mindset de automação permite que você simplesmente sistematize as coisas que estão consumindo o seu tempo e impedindo o seu negócio de crescer e liberar o seu tempo para cuidar melhor de seus leads, clientes e seguidores.

Campanha de Vendas Gratuita

Você gostaria que eu criasse uma  CAMPANHA DE VENDAS ONLINE gratuita para sua empresa?

Se você gostaria de ter uma campanha personalizada para o seu negócio, desenhada por mim e de graça, clique no botão abaixo

X

Se você gostou desse artigo, deixe seus comentários abaixo!